sexta-feira, 30 - outubro - 2020

Mayara Azevedo

Mayara Azevedo, nutricionista, nasceu em Diamantina – MG, aos 27-8-1988, onde também cresceu.

(Entrevista realizada em 31-3-2015.)

Em 2011, formou-se em Nutrição pela UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri). Nesse mesmo ano exerceu a sua profissão em Montes Claros, trabalhando em duas penitenciárias.

Em 2012, prestou o concurso público da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Preto visando cargo de nutricionista, foi classificada em primeiro lugar, tomou posse e aqui trabalha até hoje.

Mayara gosta muito de estar trabalhando em Rio Preto, atuando em várias áreas da Nutrição:

  • nutrição clínica, realizando atendimentos na Unidade Mista de Saúde Dona Mariquinha da Silva (hospital);
  • participa de grupos operativos (grupos de atividade física, hipertensos, diabéticos, gestantes, entre outros);
  • responsável pelo Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional);
  • elabora os cardápios da escola e da creche municipais, visando uma alimentação saudável, onde também realiza a avaliação nutricional dos alunos e dá aulas de educação nutricional;
  • responsável por realizar a chamada pública em relação à aquisição de alimentos dos produtores rurais para a merenda escolar;
  • atende pacientes em casa, os quais não têm condições de ir ao consultório para avaliação, mediante solicitação de médico, enfermeiro ou da própria família do paciente;
  • atende pacientes nas zonas rurais, em algumas comunidades.

Ela destaca a importância da pessoa procurar um nutricionista não somente para curar uma doença, mas para prevenir uma doença, acordar melhor, ter mais disposição para trabalhar e estudar, enfim, ter uma vida mais saudável – aprendendo a se alimentar de forma saudável. (“Você é o que você come”.)

No vídeo, Mayara explica a diferença entre produtos diet e light (o que, segundo ela, a maioria da população não sabe, por achar, por exemplo, que todo produto diet pode ser consumido por quem tem diabetes); discorre sobre o quadro atual da saúde nutricional da população riopretana; dá dicas para uma alimentação saudável e muito mais.

OUTROS GOSTOS

Além da Nutrição, Mayara gosta de curtir a família, assistir filmes, sair e curtir com os amigos e escutar música.

ÍDOLO

Seus pais.

POLÍTICA

Para ela, é o que interfere realmente na comunidade. Apesar dos pesares, ela acredita que a política pode ser boa, pode ajudar a população e mudar a realidade do país.

FILOSOFIA DE VIDA

Busca ser uma pessoa melhor a cada dia, sem passar por cima de ninguém, com humildade, buscando sempre fazer o bem (para ela, quando a gente planta o bem, a gente colhe o bem), busca amadurecer pessoal e profissionalmente, tentando fazer de si uma casa de bons sentimentos.

SONHOS

A longo prazo, crescer profissionalmente, conquistar todos os seus objetivos financeiros e profissionais. A curto prazo, que a sua família tenha saúde e viva unida como é.

Sobre Diego Emanuel

Riopretano, poeta e programador. Acredita que o mundo melhor começa em nós mesmos, e que será construído com cada ser humano pensando o bem a qualquer outro – caminho para a felicidade individual -, com educação, trabalho que liberta e automação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *