quinta-feira, 22 - outubro - 2020

Alguns restos do jornalzinho da SACA

Da SACA (Sociedade Amigada Contra Ambição), uma sociedade idealizada pelo escritor riopretano Nilton Rocha, em Felisberto Caldeira (hoje São Gonçalo do Rio Preto), terminada talvez na década de 80, publicaram-se alguns restos de um jornalzinho, o qual sustenta uma data de 6-4-1975.

Há algum tempo ganhei essa publicação de minha mãe, Alguns Restos do Jornalzinho da SACA, por isso em algumas páginas da mesma existem alguns escritos que ela fez, alheios à obra, mas preferi não os retirar para deixar tudo 100% original. São 34 páginas, da 31 à 64 (o leitor atento notará que o número 54 se repete em duas páginas; mas apenas o número, pois os seus conteúdos são diferentes; logo, não existe o número de página 55).

Para baixar Alguns Restos do Jornalzinho da SACA (9,18 MB):

Baixar

Textos de suas páginas 34 e 64, respectivamente:

“Hoje tenho certeza na compreensão desta comissão e de todo o povo de minha terra. Não quis ser contra ninguém, apenas tive sede de enxergar nossa pequena cidade grande, unida, com todos sorrindo de mãos dadas. Porque, criticar é necessário para construir, e depois, águas passadas não tocam moinhos.”

“Paz com a consciência, com o tempo, com o céu, com o inferno.
Paz com o que está errado, paz com o que está certo, paz com a política, com o governo, com o futebol.”

Na imagem abaixo está o saudoso Nilton Rocha, que era “Um idealista, limpo, honesto, acredito, busco a PAZ” (nas próprias palavras dele, p. 58 da publicação citada acima).

Talvez, estava o Nilton escrevendo um dos seus textos nesse dia, na sede da SACA, cuja placa se vê pregada na parede atrás dele.

Sobre Diego Emanuel

Riopretano, poeta e programador. Acredita que o mundo melhor começa em nós mesmos, e que será construído com cada ser humano pensando o bem a qualquer outro – caminho para a felicidade individual -, com educação, trabalho que liberta e automação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *