quinta-feira, 22 - outubro - 2020

Cultura

Abaixo, a cultura do Município de São Gonçalo do Rio Preto voltada a manifestações culturais de natureza folclórica ou religiosa ou patriótica.

Folia de Reis
1 a 6/janeiro.

Marujada do Santo Antônio
Normalmente em junho, na Festa de Santo Antônio.

Marujada do Bonfim
Normalmente em junho, na Festa do Bonfim.

Marujada (do Rio Preto)
14 a 17/agosto, na Festa de Agosto.

7 de Setembro (de 1822 – Independência do Brasil)
Em setembro.

As Pastorinhas
25/dezembro a 6/janeiro.

De acordo com Aranha e Martins (2009, p. 409), “O termo cultura tem uma série de significados diferentes, embora próximos, o que causa muita confusão conceitual e dificuldades, inclusive na esfera governamental”.

Ainda Aranha e Martins (2009, p. 409), “Do ponto de vista da antropologia, o termo ‘cultura’ refere-se a tudo o que o ser humano faz, pensa, imagina, inventa, porque ele é um ser cultural. Não sendo capaz de viver somente guiado por seus instintos, ele é levado a construir ‘ferramentas’ que possam ajudá-lo a instalar-se no mundo, a sobreviver, a desenvolver sua humanidade. A essas ‘ferramentas’ dá-se o nome de cultura”.

Observação: arte também é cultura, “Uma pequena parte da cultura, entendida aqui em seu sentido antropológico, mas uma parte privilegiada, fruto do desejo e acolhida pelo sentimento, livre das obrigações, dos deveres a serem cumpridos. Ninguém é obrigado a fazer arte ou a gostar de arte” (Aranha e Martins, 2009, p. 413). No site, registramos e divulgamos a arte riopretana em Obras artísticas.

CONSULTAS E REFERÊNCIAS

Izaura Maria Nunes.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4. ed. rev. São Paulo: Moderna, 2009.

[Editado em 25-9-2019.]