quinta-feira, 22 - outubro - 2020

Aprendendo a Aprender

A língua inglesa é a mais utilizada na transmissão internacional de informações. Dessa forma, aprender inglês é uma ótima forma de pesquisar informações na internet. Muitas vezes, uma informação online em uma página em português (da Wikipedia por exemplo) pode até prover informações sobre um tópico, mas geralmente a mesma página em inglês oferece muito mais detalhes.

Dessa forma, sugiro uma ótima forma de começar a aprender inglês. O site Duolingo é gratuito e muito divertido.

Um outro problema ao procurar informações online é a grande quantidade de resultados. O excesso de informações é nesse caso um problema porque corre-se o risco de ler muito e não se aprofundar na leitura, o que pode criar um conhecimento superficial sobre o tema. É claro que muitas vezes não queremos nos aprofundar demais no assunto, então até aí tudo bem. No entanto, quando é desejado saber com profundidade, uma boa solução é aprender com quem já estudou o tema há vários anos – um especialista. Dessa forma, gostaria de apresentá-los o termo MOOC (do inglês: Massive Open Oline Courses – Curso Online Aberto e Massivo) .

Um dos sites que gosto de utilizar para atender a MOOC é o Coursera. Imagine estar na paz de Rio Preto e poder atender cursos das mais renomadas universidades do mundo? É isso mesmo, no Coursera você pode participar de diversos cursos. Sugiro começarem por “Learning How to Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjectsAprendendo a aprender: Poderosas ferramentas mentais para te ajudar a dominar assuntos complicados”. Esse curso é dado em inglês, mas é possível colocar legendas em português.

Outra forma de aprender online é pela Khan Academy. Aqui o leitor poderá encontrar várias explicações sobre temas voltados a educação do ensino médio e também de ensino superior.

Então é isso aí. Espero poder ajudar com essas informações iniciais e caso queiram saber mais sobre o assunto, é só comentarem abaixo. Tentarei responder provendo mais informações para os interessados.

[Publicado em 21-03-2018.]

Sobre Luan Leão Glória

Oi, meu nome é Luan. Nasci em Diamantina e morei em Rio Preto durante cinco anos. Mudei-me novamente para Diamantina, mas nunca deixei de visitar Rio Preto, que é uma cidade especial e encantadora. Sou formado em Engenharia Elétrica e atualmente faço mestrado em Engenharia de Potência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *