quinta-feira, 22 - outubro - 2020

Cruzinha

A cruzinha está a aproximadamente 30 min. de caminhada do centro da cidade de São Gonçalo do Rio Preto. Ela fica na Chácara Rocha, a qual localiza-se no final da primeira entrada à direita da Estrada Rio das Pedras. A partir da entrada da chácara há uma trilha morro acima que leva até ela.

A cruzinha é uma cruz de madeira fixada no alto de uma elevação íngreme de terreno, de onde há privilégio aos olhos por proporcionar uma bela visão da cidade, o que justifica a sua fama.

A seguir, imagens relacionadas à cruzinha fotografadas em 2018. Clique numa delas para aumentá-las.

Existe uma lenda sobre o local da cruzinha que é passada de geração a geração e que pode ter originado a própria fixação da cruzinha. Conta a lenda que, “Após a abolição da escravatura no Brasil, quando o racismo ainda era gigantesco, havia um homem que sempre ia até o local da cruzinha e ficava olhando a cidade (então vila). Em razão de um filho que ele teve na comunidade, ele tinha vergonha de descer o morro da cruzinha, pois ele ou o seu filho tinha a cor negra”.

Se quiser, veja Atrativos Turísticos.

 

[Editado em 4-10-2018.]

Sobre Diego Emanuel

Riopretano, poeta e programador. Acredita que o mundo melhor começa em nós mesmos, e que será construído com cada ser humano pensando o bem a qualquer outro – caminho para a felicidade individual -, com educação, trabalho que liberta e automação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *