terça-feira, 21 - janeiro - 2020
Início / Obras artísticas / Desenhos / Profunda tristeza

Profunda tristeza

Esta obra de Francelino Belizário dos Santos Lopes é a expressão de um sentimento real seu: uma profunda tristeza. Trata-se da expressão do estado de alma do artista em sua própria arte, situação em que parece que a arte faz mais sentido, mostra-se mais viva, participando do mundo.

Em 2005, quando o seu pai José Luiz Lopes (conhecido como Zé de Ladu ou Zé Meu) faleceu, com quem se encontrava praticamente todos os dias – uma amizade muito forte – Francelino se isolou do mundo, se isolou no seu mundo. Nesta sua obra (desenho), refugiando-se em sua arte, ele expressou a sua melancolia à época:

Profunda Tristeza

O desenho é de uma moça oriental chorando e trancada, profundamente triste, com o pescoço cortado.

Análise

A moça oriental reflete o gosto do artista pelos desenhos japoneses.

Ela trancada expressa o sentimento “isolado em si mesmo” do artista.

Ela chorando e profundamente triste expressa o sentimento melancólico do artista, chegando ao ápice no pescoço cortado da moça, que significa, segundo Francelino, morte em vida.

Clique aqui para saber mais sobre o artista Francelino Belizário dos Santos Lopes.

Sobre Diego Emanuel

Riopretano, poeta e programador. Acredita que o mundo melhor começa em nós mesmos, e que será construído com cada ser humano pensando o bem a qualquer outro – caminho para a felicidade individual -, com educação, trabalho que liberta e automação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *