sexta-feira, 30 - outubro - 2020

Fernando Rocha

O escritor, poeta e compositor Fernando Rocha, riopretano, filho de Aristeu Rocha e Maria José de Almeida Rocha, oito irmãos, faz aniversário no dia 29-março. Nasceu em Rio Preto e passou a sua infância no Capão Grosso, a 24 km da cidade de São Gonçalo do Rio Preto, até aproximadamente os seus 10 anos de idade.

Sugestão: para melhor aproveitamento do vídeo abaixo, assista-o na qualidade 720p HD. E, se o vídeo estiver parando muito (o que depende da sua velocidade de conexão com a Internet), uma boa prática é pausá-lo e esperá-lo carregar por um bom tempo primeiro.

Fernando foi para Diamantina com 13 anos de idade para estudar. Depois, voltou para Rio Preto novamente. Também morou em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Quando começou a fazer música, Fernando foi tentar no Rio de Janeiro alcançar o seu objetivo como músico, compositor. Segundo ele, conseguiu muito pouco, mas se tivesse persistido um pouco mais teria conseguido, mas a saudade do “torrão natal” (Rio Preto) era demais.

Em 1995 o seu livro Cada Vez Mais O Passado foi publicado.

Tem ainda mais três livros escritos esperando por propostas editoriais: um sobre reflexões, um romance e um de poemas.

Possui lindas composições musicais (letra e música dele), como Onde estão os passarinhos? e Influência de Mangueira. Tem também composições em parceria com o seu irmão Jésus Rocha.

Em festivais de música em Diamantina já ficou duas vezes em 1º lugar e uma vez em 2º lugar.

Fernando também gosta muito de ler, principalmente sobre cinema e música.

Em 2008 eu perguntei a Fernando se ele já tinha escrito algo sobre o seu pai, e então ele escreveu um depoimento sobre ele e deu-mo, em 13-7-2008, quando fazia exatamente 5 (cinco) meses em que o seu pai havia falecido, com a seguinte observação: “Só você tem este depoimento.”

Para baixar o depoimento sobre o seu pai Aristeu Rocha (320 KB):

Baixar depoimento

Para saber mais sobre Fernando Rocha, inclusive vê-lo tocando e cantando a sua música Onde estão os passarinhos?, assista o vídeo acima.

 

[Editado em 4-10-2018.]

Sobre Diego Emanuel

Riopretano, poeta e programador. Acredita que o mundo melhor começa em nós mesmos, e que será construído com cada ser humano pensando o bem a qualquer outro – caminho para a felicidade individual -, com educação, trabalho que liberta e automação.

Veja também

Aralúcia Leão Rocha

Aralúcia Leão Rocha (mais conhecida como Lucinha), escritora e poetisa, nasceu no dia 28-9-1949, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *